segunda-feira, 26 de maio de 2014

UMA NOVA HISTÓRIA DO MUNDO



O livro Uma Nova História do Mundo, mais um lançamento da M.Books, é uma obra que vai além dos livros e enciclopédias de História. Nele Alex Woolf faz uma síntese crítica da história da humanidade desde o Mundo Pré-Histórico até o Mundo Contemporâneo.

A cada capítulo há uma linha do tempo dos fatos principais, fotografias, documentos, figuras e um texto que relaciona de forma analítica os acontecimentos e as mudanças de comportamento. As tecnologias produzidas pela humanidade são analisadas de maneira contextualizada, tomando como referências os recursos de cada época, as relações sociais e familiares, as relações de interesse e poder.
Os conflitos existentes ao longo da humanidade são descritos e analisados de maneira que o leitor dialoga com o texto e consegue fazer as relações de causalidade e consequência, compreendendo o contexto de cada batalha, guerra, seus motivos, intenções socioeconômicas e culturais.
Assim, não trata-se de uma história apenas descritiva e temporal, mas de uma história cheia de meandros e detalhes, em constante movimento circular e muitas vezes paradoxal, tal qual a natureza humana.
Uma Nova História do Mundo é uma grande obra para consulta livre e pesquisa dirigida. Uma fonte de estudo preparatório, para os diversos níveis de escolaridade e concursos. Para os professores, educadores, escritores e cientistas humanos, uma ferramenta de análise, uso didático e compreensão da história da humanidade no mundo.
Por que “Uma Nova História do Mundo”? Porque é um novo olhar, que Woolf imprime sobre os fatos, por meio de uma linguagem rica e de fácil compreensão. Porque é um olhar relativizador e respeita a liberdade do leitor de inferir suas conclusões a respeito de cada fato. Porque revela de maneira clara, como somos hoje consequência das nossas gerações pretéritas e compreendendo o nosso passado e presente, como poderemos prevê o nosso futuro.
Podemos utilizar trechos da obra para provocar reflexões, debates, relacionando passado com presente.
Vejamos algumas citações e sugestões de perguntas para debates:
1.       “Saber exatamente quando a civilização começou é tema de debate. Depende, em primeiro lugar, de como se define a palavra. Alguns buscaram definir civilização listando certos atributos como escrita, cidades grandes e monumentos. Embora isso seja verdade, pode-se dizer que esses são atributos da civilização, e não características essenciais. O fator isolado que diferencia a civilização das sociedades anteriores é a complexidade. Por meio de avanços da agricultura e da tecnologia, as civilizações são sociedades que atingiram um excedente de recursos capaz de liberar uma proporção significativa da população para interagir de maneira complexa, organizada e criativa. Elas são capazes, por exemplo, de criar cidades, hierarquia social, classe governante, leis, burocracia, indústria, dinheiro, mercados, religião organizada e educação” (WOOLF, 2014, p. 18).
Com base no trecho acima e nos seus conhecimentos adquiridos, qual o seu conceito de civilização?
Quais características deve ter um grupo social para ser chamado de grupo civilizado? Contextualizando com a sociedade atual e com os últimos acontecimentos, diferencie o conceito do senso comum de civilização do conceito científico.
2.        “A internet tornou-se uma poderosa ferramenta de integração cultural. As pessoas comem e se vestem de maneira mais parecida do que nunca; assistem aos mesmos filmes, se divertem com os mesmos jogos de computador e escutam as mesmas músicas. Isso pode ser considerado um triunfo da publicidade manipuladora das grandes empresas globais...” (WOOLF, 2014, p. 299)
O texto acima se refere à globalização da década de 90. Compare com o momento atual e discuta sobre os efeitos das novas tecnologias para a publicidade e as mudanças ocorridas na sociedade de consumo.
3.       “ Os pensadores do Iluminismo, como Voltaire e Montesquieu, desejavam aplicar os princípios da razão à sociedade e à política. Voltaire defendeu causas que hoje parecem corriqueiras mas que na época eram radicais, como liberdade de culto, liberdades civis, direito a julgamento justo, abolição da tortura jurídica, da censura e da servidão” (WOOLF, 2014, p. 171).
Compare os ideais iluministas de democracia, justiça e liberdade com a democracia existente no Brasil hoje. Pense nas relações políticas, nas possibilidades de conscientização e nas ações populares, na burocracia e nas instituições, como educação, religião e família. As relações sociais hoje reafirmam ou negam os ideais iluministas?
Lendo esta obra, uma frase veio à minha mente e fiou reverberando até o presente momento em que pude externá-la: “somos escravos do ontem, mas somos donos do amanhã”! É uma ótima frase para provocar novas análises da história do mundo, neste livro maravilhoso!
Para aqueles que desejam adquirir esta obra, participem do sorteio deste livro, tornando-se seguidor do nosso blog e deixando um comentário no final desta postagem. A M.Books enviará para o endereço do ganhador, sem custo algum, um exemplar desta obra.
PARTICIPE!

FICHA TÉCNICA
   
TÍTULO: Uma Nova História do Mundo
AUTOR: Alex Woolf
PÁGINAS: 320
FORMATO: 17x24 cm
ISBN: 978-85-7680-235-8
EAN: 978-85-7680-235-8
ORIGEM: Nacional
CATÁLOGO:  História_Guerras e Batalhas_Interesse Geral

Ótima Leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...