quarta-feira, 21 de maio de 2014

NOVAS TECNOLOGIAS VERSUS EMPREGABILIDADE

Caros Amigos,

O livro NOVAS TECNOLOGIAS VERSUS EMPREGABILIDADE é mais um lançamento da M.Books, que já é recorde de vendas.
Em tempos de evolução tecnológica acelerada, refletir sobre estas influências nas relações de trabalho é essencial. Através de uma linguagem empolgante, Brynjolfsson e McAfee (2014) explicam “como a Revolução Digital acelera a Inovação, desenvolve Produtividade e transforma de modo irresistível os Empregos e a Economia”.
Inicialmente os autores refletem sobre a dificuldade de empregabilidade. A recessão, os fatores econômicos, o ciclo de negócios, as mudanças políticas, a estagnação e por fim as mudanças tecnológicas são analisados de maneira introdutória, trazendo olhares de outros especialistas e dados estatísticos.
No segundo capítulo há uma abordagem a respeito das novas tecnologias, sua inserção no mercado e as relações de empregabilidade consequentes.  Como ilustração dos argumentos o Google e suas diversas possibilidades são analisados, mostrando as mudanças de comportamento no mundo dos negócios e na vida pessoal de cada indivíduo.
No terceiro capítulo Destruição Criativa: a Economia da Tecnologia Acelerada e do Fim dos Empregos há uma análise sobre como pode ocorrer o desemprego tecnológico. Veja um trecho:
A ameaça do desemprego tecnológico existe. Para entender essa ameaça, definiremos três conjuntos de vencedores e perdedores que a mudança técnica cria: (1) funcionários de muita competência versus funcionários de pouca competência, (2) super astros versus todos os outros e (3) capital versus trabalho. Cada conjunto tem fatos bem documentados e relações interessantes com a tecnologia digital. Além disso, esses conjuntos não são mutuamente exclusivos. Na verdade, os vencedores de um conjunto têm mais chance de ser os vencedores nos outros dois também, o que concentra as consequências (BRYNJOLFSSON; MCAFEE, 2014, p. 50).

No capítulo seguinte são sugeridas soluções para lidar com estes conflitos, como incentivo à inovação organizacional:

Para dizer de outro modo, a estagnação de rendas médias e a polarização do crescimento de emprego é uma oportunidade para os empreendedores criativos. Eles podem desenvolver novos modelos de negócios que combinem os números de trabalhadores habilidosos com uma tecnologia cada vez mais barata para criar valor. Nunca houve uma época pior para se competir com máquinas, mas nunca houve uma época melhor para sem empreendedor de talento (BRYNJOLFSSON; MCAFEE, 2014, p. 70-1).

Entre as etapas do plano de ação para solucionar o problema, como forma de incentivar novos talentos, os autores sugerem Investimento, Educação, Empreendedorismo. Detalham através de exemplos, como pode ser realizado este plano de ação.
Por fim, Brynjolfsson e McAfee (2014) chamam esta “terceira revolução industrial que estamos vivendo” como novas possibilidades de adaptação e crescimento em meio aos paradoxos da escassez de emprego e baixo crescimento econômico. Para todo desafio apresentado, há meios de superação e sucesso.
Recomendo esta literatura para todos aqueles que desejam compreender melhor a relação entre tecnologia, economia e emprego e desejam fomentar novos talentos próprios e de outras pessoas nesta nova jornada tecnológica.
Educares, empreendedores, empresários e estudantes leiam e descubram novas possibilidades!


SOBRE OS AUTORES:

Erik Brynjolfsson - é professor do MIT Sloan School of Management, diretor do MIT Center for Digital Business, presidente da Sloan Management Review, um grupo de pesquisa no National Bureau of Economic Research, e coautor de Wired for Innovation: How IT is reshaping the Economy. Brynjolfsson se formou pela Harvard University e pelo MIT.

Andrew McAfee - é cientista, pesquisador é diretor adjunto do MIT Center for Digital Business na Sloan School of Management. É autor de Enterprise 2.0: New Collaborative Tools for Your Organization’s Toughest Challenges. Formou-se pelo MIT e pela Harvard University.

Ficha Técnica:

TÍTULO: 
Novas Tecnologias Versus Empregabilidade
AUTOR: 
Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee
PÁGINAS: 
104
FORMATO: 
14x21 cm
ISBN: 
9788576802341
EAN: 
9788576802341
ORIGEM: 
Nacional
CATÁLOGO:  
Administração_Recursos Humanos





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...