terça-feira, 9 de agosto de 2016

Aprendizagem Significativa X Aprendizagem Mecânica

A Aprendizagem Significativa é uma Teoria Cognitivista desenvolvida pelo norte-americano David Paul Ausubel (1918-2008), médico psiquiatra. Ausubel, dedicado à Psicologia Educacional, escolha consequente das experiências escolares frustrantes e opressoras da sua infância.
A escola das primeiras décadas do século XX tinha entre seus métodos, a repressão, por meio de castigos físicos e humilhações. Estes eram intensificados pela discriminação dos professores sobre os negros, latinos e descendentes de imigrantes judeus (como era Ausubel). 
Já adulto, formado em psiquiatria, Ausubel dedicou-se ao desenvolvimento de uma teoria que transformasse a educação reacionária e opressora, em uma formação ampla e inclusiva. Para tanto defendeu a progressão de uma aprendizagem mecânica para uma aprendizagem significativa.
Segundo Moreira (2009, p. 10-11), aprendizagem mecânica é:

aquela em que novas informações são aprendidas praticamente sem interagirem com conceitos relevantes existentes na estrutura cognitiva, sem ligarem-se a conceitos subsunçores específicos. A nova informação é armazenada de maneira arbitrária e literal, não interagindo com aquela já existente na estrutura cognitiva e pouco ou nada contribuindo para sua elaboração e diferenciação.


Segundo Fernandes (2011), aprendizagem significativa se diferencia da mecânica, por considerar a estrutura cognitiva dos educandos e os conhecimentos pré-existentes, como bases para o aprendizado de novos saberes. 

Moreira (2009, 2012) revela em seus estudos, voltados para o desenvolvimento da aprendizagem significativa em cada disciplina, que é necessário ao educador compreender os conceitos e princípios básicos essenciais à sua prática. Também defende a necessidade de o educador ampliar o seu conhecimento constantemente e aproximar-se da realidade do aluno, a fim de identificar os saberes prévios existentes e articular estratégias para a apropriação de saberes posteriores.
A aprendizagem significativa não exclui a mecânica, pois há conhecimentos que são arbitrários, tais como conceitos e fórmulas, os quais necessitam de serem  até memorizados. Contudo, esta deve ser considerada a etapa inicial, devendo o professor avançar para estratégias progressivas e integrativas, incluindo os subsunçores para a promoção da análise, discussão e aplicação do conhecimento.
Para compreender de forma sintética os conceitos fundamentais da aprendizagem significativa, veja o quadro a seguir:

Quadro 1 - Conceitos fundamentais sobre Aprendizagem Significativa
TERMO
CONCEITO
FONTE
CONSIDERAÇÕES
Aprendizagem por descoberta
Implica que o aprendiz primeiramente descubra o que vai aprender.
MOREIRA, Marco Antonio, 2012, p. 13.
Nem todo aprendizado depende de ser descoberto; uma vez que se descobre algo e se aprende, este conteúdo já passa a ser internalizado, servindo de base para outros subsequenetes.
Aprendizagem por recepção
Recebe-se a informação pronta (como em uma aula expositiva) e o trabalho do aluno consiste em atuar ativamente sobre o material, a fim de relacioná-lo a ideias relevantes disponíveis em sua estrutura cognitiva.
CRUZ, C. C., 2008, p. 3
A aula expositiva não implica somente na passividade do aluno; ao contrário, este pode atuar junto ao professor, dialogando e comparando saberes, experimentando e imprimindo conclusões.
Subsunçor
Um conhecimento específico, existente na estrutura cognitiva do indivíduo, que permite dar significado a um novo conhecimento que lhe é apresentado ou por ele descoberto.
MOREIRA, Marco Antonio, 2012, p. 2.
Até mesmo o aprendizado por descoberta depende de subsunçores, ou seja, de saberes prévios. Sem estes, não há possibilidade de compreensão daquilo que se descobre.
Significado Lógico
Refere-se ao significado inerente a certos tipos de materiais simbólicos, em virtude da própria natureza desses materiais.
MOREIRA, Marco Antonio, 2009, p. 12
A evidência do significado lógico está na possibilidade de relacionamento, de maneira substantiva e não-arbitrária, entre material e ideias, correspondentemente significativas, situadas no domínio da capacidade intelectual humana.
Significado Psicológico
Refere-se ao relacionamento substantivo e não-arbitrário, de material logicamente significativo, à estrutura cognitiva do aprendiz individualmente.
MOREIRA, Marco Antonio, 2009, p. 12
A aprendizagem significativa ocorre quando há uma significação psicológica, substantiva; ou seja, uma relação não-arbitrária entre o sujeito e o objeto.
Significado Social
A partir da interação social, são absorvidos saberes que emergem da cultura, das referências que o sujeito tem a partir da convivência em sociedade.
MOREIRA, Marco Antonio, 2009
A aprendizagem significativa absorve saberes da teoria sociointeracionista desenvolvida por Vygotsky.
Princípio da Diferenciação Progressiva
Na programação de um material de aprendizagem, as ideias mais gerais e inclusivas devem ser apresentadas inicialmente, para que em seguida sejam progressivamente diferenciadas, em termos de detalhes e especificidades.
RONCA, Antônio c. Caruso; ESCOBAR, Virgínia Ferreira, 1980, p. 94).
Ao se elencar a grade curricular, convém organiza-la de modo que haja uma gradação do conhecimento geral para o diferenciado, pois de acordo com a psicologia cognitiva, esta é a maneira natural de se adquirir conhecimento.
Princípio da Reconciliação Integrativa
Envolve o estabelecimento de relações e correlações entre os conceitos a integrarem a hierarquia, pela ampliação no delineamento das distinções e similitudes que os particularizam.
SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely, 2010, p. 198.
À medida que se estabelece um diálogo entre os saberes e a realidade, especificando os diferentes contextos, a aprendizagem torna-se significativa de fato.
Organização sequencial
Implica a disposição sucessiva dos tópicos ou unidades a serem abordados, visando à simplificação do processo de compreensão e apropriação dos conteúdos. A organização sequencial exige logicidade, gradualidade e continuidade.
SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely, 2010, p. 198.
Sem a organização lógica e gradual, pode haver uma dispersão de atenção, devido à dificuldade na atribuição de significados. A continuidade é o que vai dar sentido ao que se aprende, revelando-se a consciência de que o conhecimento está em crescente movimento, a depender do contexto histórico, temporal e social.
Princípio da Consolidação
Consiste na importância do domínio, da maestria, da perícia relativamente ao objeto de conhecimento.
SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely, 2010, p. 199
O professor precisa de oportunizar meios para que haja o aprofundamento do conteúdo, de maneira que o aluno se aproprie do saber, utilize-o e internalize, solucionando situações-problema.


Referências:

CRUZ, Cristiano Cordeiro. A teoria cognitivista de Ausubel. Disponível em: <http://www.robertexto.com/archivo3/a_teoria_ausubel.htm>. Acesso em 09 ago 2016.

FERNANDES, Elisângela. David Ausubel e a aprendizagem significativa. Nova Escola, [online] ed. 248, dez, 2011. Disponível em: <http://novaescola.org.br/formacao/david-ausubel-aprendizagem-significativa-662262.shtml> Acesso em 09 ago 2016.

MOREIRA, Marco Antonio. A teoria da aprendizagem significativa. Subsídios teóricos para o professor pesquisador no ensino de Ciências. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.if.ufrgs.br/~moreira/Subsidios6.pdf> Acesso em 09 ago 2016.

MOREIRA, Marco Antonio. Afinal, o que é aprendizagem significativa? Aula Inaugural do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais, Instituto de Física, Universidade Federal do Mato Grosso, Cuiabá, MT. Qurriculum, La Laguna, Espanha, 2012. Disponível em: <https://www.if.ufrgs.br/~moreira/oqueeafinal.pdf> Acesso em 09 ago 2016.

RONCA, Antônio C. Caruso; ESCOBAR, Virgínia Ferreira. Técnicas pedagógicas: domesticação ou desafio à participação. Rio de Janeiro: Vozes, 1980.

SOUZA, Nadia Aparecida de; BORUCHOVITCH, Evely. Mapas conceituais: estratégia de ensino/aprendizagem e ferramenta avaliativa. Educ. rev.,  Belo Horizonte ,  v. 26, n. 3, p. 195-217,  Dez.  2010. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982010000300010&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 09 ago 2016.

Como citar esta postagem:
MELO, Naurelita Maia de. Aprendizagem Significativa X Aprendizagem Mecânica. Educare: Solução em Educação e Linguagem. [internet]. 09 ago 2016. Disponível em: <https://educareeduc.blogspot.com.br/2016/08/aprendizagem-significativa-x.html>

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