quarta-feira, 23 de abril de 2014

SEGUNDA GUERRA MUNDIAL - VITÓRIA NO PACÍFICO

FABRINGTON, Karen. Vitória no Pacífico. Do Ataque a Pearl Harbor à Vitória em Okinawa. São Paulo: M. Books, 2014.

Caros amigos,

Para alunos e educadores que desejam compreender uma das tantas facetas da 2ª Guerra Mundial, este livro atende às expectativas. 


"Em 7 de dezembro de 1941, ao som do grito de guerra "Tora, Tora, Tora!", a marinha imperial japonesa lançou um ataque contra a frota americana ancorada nas docas em Pearl Harbor em si e por todos os Estados Unidos foi evidente. A diplomacia na região havia atingido um ponto turbulento, mas ninguém esperava algo dessa magnitude" (FABRINGTON, 2014, p. 8).
Desta maneira a autora inicia a narrativa de um capítulo da guerra entre aliados, alemães e japoneses, que culminou com o lançamento das bombas atômicas em Hiroshima e Nagasaki e a posterior rendição do Japão.
Foram diversas batalhas responsáveis pela morte de muitos militares e civis. Entre tantas, a Batalha do Mar de Coral, que chama atenção pelo confronto entre os porta-aviões japoneses e o USS Lexington e o USS Yorktown, ambos com suas embarcações de apoio. Segundo Fabrington esta foi a primeira batalha entre aviões sobre o Oceano Pacífico.
Após a narrativa desta batalha, a autora conta com detalhes de extrema relevância, as outras cinco mais importantes, como a Batalha de Midway e a Batalha de Guadalcanal, considerada a primeira ofensiva norte-americana neste contexto.
Nesta obra, os capítulos se cruzam com explicações diversificadas a respeito das estratégias de guerra dos aliados, russos, japoneses e alemães. Também são relatadas através de ricas ilustrações, como mapas e fotografias, as dificuldades enfrentadas pelos soldados, como o percurso percorrido, as condições climáticas, os equipamentos e a fome. 
O registro de depoimentos nos aproxima da realidade vivenciada por prisioneiros de guerra, como o trecho a seguir, depoimento do médico tenente-coronel Edward "Weary" Dunlop:
"Posso dizer que os australianos trabalharam mais e sofreram mais do que qualquer outra nacionalidade naquele rio amaldiçoado (kwai). Quase nunca vi um homem se recusar a ir no lugar de outro, ou um homem desanimar, até chegar a hora de virar sua face para a parede" (FABRINGTON, 2014, p. 66).
Quanto às motivações dos soldados para a guerra, a autora salienta as que conduziram os soldados japoneses a não se renderem até mesmo ao saber da derrota. Aliás, fica claro que o reconhecimento da natureza divina do imperador, os leva a crer que o Japão jamais seria derrotado. E que era melhor o suicídio à desonra da derrota. Esta dificuldade de rendição dos japoneses, mesmo sabendo-se derrotados, segundo a autora, leva os Estados Unidos a testar as bombas atômicas, como meio de forçar a rendição e o fim da 2ª Grande Guerra.
A luta por territórios ricos em petróleo parece ter sido um dos principais motivos das batalhas no Pacífico. Contudo nenhuma guerra termina com alguma vitória, a própria guerra já é uma derrota para ambos os lados. As perdas inestimáveis ressoam por décadas. As perdas sofridas em todo o mundo durante a 2ª Guerra Mundial vão além da ideia de territorialidade e discriminação étnica. Atingem diretamente cada pessoa, cada lugar e modifica de forma irremediável, o curso da vida e da morte.

Vale muito a pena, ler, compreender e refletir sobre este capítulo da história que até hoje levanta questionamentos e memórias tão dolorosas.

Sugiro ao leitor, a partir da leitura desta obra, dialogar com as ideias da autora, buscar outros registros e promover debates e produções escritas, painéis, exposições a respeito do tema.

FICHA TÉCNICA
   
TÍTULO: Segunda Guerra Mundial - Vitória no Pacífico
AUTOR: Karen Farrington
PÁGINAS: 144
FORMATO: 17x24 cm
ISBN: 978-85-7680-233-4
EAN: 978-85-7680-233-4
ORIGEM: Nacional
CATÁLOGO:  História_Guerras e Batalhas_Interesse Geral

Para conhecer o sumário, clique aqui.

Para adquirir o livro, acesse:
http://www.mbooks.com.br/compras.htm

Boa leitura!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...