domingo, 27 de abril de 2014

Homicídio de mulheres e jovens: do socorro prestado por Yvonne Bezerra de Mello ao assassinato do jovem DG

Caros amigos

Em um mundo onde os valores são invertidos todos os dias, aqueles que deveriam ser amparados e protegidos são discriminados, violentados e exterminados.
A atitude de Yvonne Bezerra em janeiro, quando socorreu um menor que havia sido torturado por justiceiros do Rio de Janeiro interferiu de forma contundente na sua vida pessoal. 
A ativista Yvonne sofreu discriminação de pessoas que faziam parte do seu grupo de amigos, além de uma avalanche de mensagens agressivas nas redes sociais. No entanto, ela continua a sua luta.
Uma mulher foi arrastada por um carro de polícia até a morte. Quem era essa mulher? Qual a sua história? Quem pode merecer tamanha crueldade?
O que ocorreu com o jovem DG, dançarino do programa Esquenta foi outra tragédia que conduziu pensadores, artistas, educadores, a sociedade em geral a refletir sobre um assunto que vem sendo demasiadamente recorrente.
Morre-se no Brasil por ser negro, por ser mulher, por ser jovem e por ser pobre.
Reproduzo aqui, a fala de Regina Casé no programa de hoje: “Não se pode morrer de tiro”.
Pensei em não falar sobre esse assunto, pois de palavras estamos fartos. Prefiro as atitudes. Então deixo aqui minha breve palavra-ação. Há vários caminhos para proteger as pessoas marginalizadas. Entre eles, a educação e a atitude política.
Caros amigos, não se esquivem, sentindo-se incapazes, ou impotentes diante tamanha barbárie de “trocentos” anos. Vocês podem fazer algo, nós podemos.
Continuemos a luta!
Sugestões de leitura:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...