sexta-feira, 15 de julho de 2016

Lava Jato - sugestão de leitura

Caros amigos

Os acontecimentos políticos dos últimos tempos que têm a Lava Jato como protagonista provocam um misto de revolta, receio, angústia e despertam o desejo de compreender melhor as engrenagens desta máquina republicana.
Para tanto, é necessário estarmos atentos aos fatos que a precedem, à história que envolve os atores deste cenário, às intensões de cada um e ao projeto político provocador de toda esta crise.
A fim de expandir para além do senso comum presente na mídia manipuladora, sugiro algumas leituras as quais trazem abordagens diferentes:

Título: A outra História da Lava-Jato
Subtítulo: Uma investigação necessária que se transformou numa operação contra a democracia
Coleção: História Agora – Vol. 13
Autor: Paulo Moreira Leite
Gênero: Reportagem
Ano: 2015
outra_historia_lava_jato

Sinopse: Dois anos depois de escrever “A outra história do Mensalão”, o jornalista Paulo Moreira Leite publica “A outra história da Lava-Jato”, novamente pela Geração Editorial. Em 416 páginas, o olhar atento para as conexões nem sempre evidentes entre Justiça e Política, e o mesmo espírito crítico que marca mais de 40 anos de jornalismo, Paulo Moreira Leite define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros – mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada para fins políticos. A obra conta com uma esclarecedora introdução de 60 páginas e ainda 45 artigos escritos no calor dos acontecimentos. “A outra história Lava-Jato” tem prefácio do professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais respeitados cientistas políticos do país. Na contracapa, o livro apresenta uma curta recomendação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal: “É ler para crer.”Dois anos depois de escrever “A outra história do Mensalão”, o jornalista Paulo Moreira Leite publica “A outra história da Lava-Jato”, novamente pela Geração Editorial. Em 416 páginas, o olhar atento para as conexões nem sempre evidentes entre Justiça e Política, e o mesmo espírito crítico que marca mais de 40 anos de jornalismo, Paulo Moreira Leite define a investigação sobre corrupção na Petrobrás como uma apuração necessária sobre uma empresa que é orgulho dos brasileiros – mas aponta para seu caráter seletivo, que permite que seja usada para fins políticos. A obra conta com uma esclarecedora introdução de 60 páginas e ainda 45 artigos escritos no calor dos acontecimentos. “A outra história Lava-Jato” tem prefácio do professor Wanderley Guilherme dos Santos, um dos mais respeitados cientistas políticos do país. Na contracapa, o livro apresenta uma curta recomendação do ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal: “É ler para crer.”
Fonte: http://geracaoeditorial.com.br/a-outra-historia-da-lava-jato/

Outro livro importante, que traz uma narrativa mais acessível, que prende o leitor, é o publicado na semana passada, é Lava Jato, do Jornalista  Vladimir Netto.

LAVA JATO - O JUIZ SERGIO MORO E OS BASTIDORES DA OPERAÇAO QUE ABALOU O BRASIL

Sinopse: Em Lava Jato - O juiz Sergio Moro e os bastidores da operação que abalou o Brasil, o jornalista Vladimir Netto acompanha as investigações desde seu início, em março de 2014, e, como num livro de suspense, vai revelando, pouco a pouco, os principais desdobramentos que expuseram o maior escândalo de corrupção do país. À medida que a operação avança, vamos descobrindo quem são os personagens-chave desse processo - doleiros, dirigentes da Petrobras, políticos e empreiteiros - e como se articularam para desviar bilhões dos cofres da estatal. Para traçar o perfil do juiz Sergio Moro, fio condutor desta história, o autor se debruça sobre seu trabalho: o vasto conhecimento técnico, as perguntas meticulosas, as sentenças fundamentadas e a coragem de enfrentar a pressão de advogados de renome. Repleto de informações de bastidor, ligações perigosas e diálogos de um cinismo impensável, este grande livro-reportagem, com ares de trama policial, é um registro histórico do conturbado período que o Brasil atravessa.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br/p/lava-jato-o-juiz-sergio-moro-e-os-bastidores-da-operacao-que-abalou-o-brasil-40045850?id_link=8102&gclid=CJfPtP3l9s0CFYQGkQodIX0Muw

A fim de discutir as questões políticas em geral, tanto com os amigos, familiares e com os alunos, sugiro o livro Política para não ser idiota, de Mario Sergio Cortella e Renato Janine Ribeiro, lançado em 2010 pela Editora Papirus - 7 Mares.

Política para Não Ser Idiota

Sinopse: Devemos conclamar as pessoas a se interessarem pela política do cotidiano ou estaríamos diante de algo novo, um momento de saturação do que já conhecemos e maturação de novas formas de organização social e política?
Esse livro apresenta um debate inspirador sobre os rumos da política na sociedade contemporânea. São abordados temas como a participação na vida pública, o embate entre liberdade pessoal e bem comum, os vieses de escolhas e constrangimentos, o descaso dos mais jovens em relação à democracia, a importância da ecocidadania, entre tantos outros pontos que dizem respeito a todos nós. Além dessas questões, claro, esses pensadores de nossa realidade apontam também algumas ações indispensáveis, como o trabalho com política na escola, o papel da educação nesse campo, como desenvolver habilidades de solução de conflitos e de construção de consensos.
Enfim, um livro indispensável ao exercício diário da cidadania.

Fonte: http://livraria.folha.com.br/livros/ciencia-politica/politica-nao-ser-idiota-renato-janine-ribeiro-mario-1235153.html 

Sugiro ainda outras obras fundamentais para uma boa discussão a respeito da política, corrupção e manobras para provocar as mudanças na forma de governar e de conduzir o capital.

  • A Outra História do Mensalão - As Contradições de um Julgamento Político - Paulo Moreira Leite;
  • Corrupção, Mostra a Sua Cara: Personagens que Fizeram História no Brasil - Marcos Morel;
  • Dr. Corrupção: Como Ser Eleito, Manter-se no Poder e Ganhar Muito Dinheiro com a Política - Wander Garcia e Renan Flumian;
  • O Mínimo Que Você Precisa Saber Para Não Ser um Idiota - Olavo de Carvalho.
A lista é grande e o tema mais complexo do que imaginamos. Então, boa leitura!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...