domingo, 31 de julho de 2016

Alimentação Saudável para Crianças Pequenas

Caros Amigos,

Acabei de ler o livro Introdução Alimentar: como transmitir hábitos alimentares saudáveis a seu filho, da Editora M. Books.


Ótima leitura para quem convive com os pequeninos na primeira infância.
Não se trata de um simples manual ou livro de receitas, mas de uma experiência da Nutricionista, Doutora e Chef em Gastronomia Natalia Werutsky com a sua filha Sophia. 
A autora aborda os desafios enfrentados no cuidado dos bebês, que vão além da introdução alimentar, tais como a rotina, sono, ansiedade, desenvolvimento da audição e da linguagem, desmame e escola. Questões como problemas intestinais e inflamação do sistema imunológico são discutidas, elencando-se as causas, consequências e os meios de se evitar ou resolver, através da alimentação.

Intercalando a discussão, em todo o livro, Natalia relata a sua experiência com a pequena Sophia, demonstrando como é possível introduzir uma alimentação saudável na vida das crianças e manter a qualidade de vida, como pode ser visto no trecho a seguir:
O primeiro relatório escolar sobre a Sophia foi lindo. Fiquei maravilhada com a maneira como as professoras conseguiram compreender minha filha. Elas descreveram Sophia do jeitinho que ela era, como eu a via e a conhecia. Com profundidade, compreensão e amor. Chorei muito quando li o relatório. Tive certeza absoluta de que tomara a decisão certa sobre a escola que escolhi e sobre o momento de colocar Sophia na escola. Ela estava preparada, ou pelo menos se adaptou bem ao processo e tornou-se preparada, amadureceu, cresceu e conquistou. Foi lindo, mais uma vitória (p.75).

Veja a seguir, sobre como o hábito alimentar dos adultos influencia as crianças:
Outro cuidado a ser tomado diz respeito à seleção dos alimentos. Se os pais não comem verduras, saladas, frutas, legumes e abusam de frituras e massas, dificilmente a criança aceitará os alimentos saudáveis. Evite também reclamar da comida ou do próprio corpo, falando em dieta constantemente, pois isso pode aumentar as chances de o seu filho rejeitar a comida ou até no futuro vir a desenvolver alguns tipos de distúrbios alimentares, como anorexia e bulimia (p. 119).
Para facilitar o processo de introdução alimentar, são elencados cardápios, listas de alimentos indicados para cada fase, sugestões de rotina e deliciosas receitas - algumas valem para todas as idades - já fiz e adorei!.
Com leveza, poesia e técnica, este livro encanta, instrui e acolhe mães, pais, cuidadoras, avós e educadoras que têm a bênção de poder conviver com as crianças.
Vale à pena ler, se encantar e experimentar! 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...