O livro Uma Nova História do Mundo, mais um lançamento da M.Books, é uma obra que vai além dos livros e enciclopédias de História. Nele
Alex Woolf faz uma síntese crítica da história da humanidade desde o Mundo
Pré-Histórico até o Mundo Contemporâneo.
A cada capítulo há uma linha do tempo dos fatos principais,
fotografias, documentos, figuras e um texto que relaciona de forma analítica os
acontecimentos e as mudanças de comportamento. As tecnologias produzidas pela
humanidade são analisadas de maneira contextualizada, tomando como referências
os recursos de cada época, as relações sociais e familiares, as relações de
interesse e poder.
Os conflitos existentes ao longo da humanidade são descritos
e analisados de maneira que o leitor dialoga com o texto e consegue fazer as relações
de causalidade e consequência, compreendendo o contexto de cada batalha, guerra,
seus motivos, intenções socioeconômicas e culturais.
Assim, não trata-se de uma história apenas descritiva e
temporal, mas de uma história cheia de meandros e detalhes, em constante
movimento circular e muitas vezes paradoxal, tal qual a natureza humana.
Uma Nova História do Mundo é uma grande obra para consulta
livre e pesquisa dirigida. Uma fonte de estudo preparatório, para os diversos
níveis de escolaridade e concursos. Para os professores, educadores, escritores
e cientistas humanos, uma ferramenta de análise, uso didático e compreensão da
história da humanidade no mundo.
Por que “Uma Nova História do Mundo”? Porque é um novo
olhar, que Woolf imprime sobre os fatos, por meio de uma linguagem rica e de
fácil compreensão. Porque é um olhar relativizador e respeita a liberdade do
leitor de inferir suas conclusões a respeito de cada fato. Porque revela de
maneira clara, como somos hoje consequência das nossas gerações pretéritas e
compreendendo o nosso passado e presente, como poderemos prevê o nosso futuro.
Podemos utilizar trechos da obra para provocar reflexões,
debates, relacionando passado com presente.
Vejamos algumas citações e sugestões de perguntas para
debates:
1.
“Saber exatamente quando a civilização começou é
tema de debate. Depende, em primeiro lugar, de como se define a palavra. Alguns
buscaram definir civilização listando certos atributos como escrita, cidades
grandes e monumentos. Embora isso seja verdade, pode-se dizer que esses são
atributos da civilização, e não características essenciais. O fator isolado que
diferencia a civilização das sociedades anteriores é a complexidade. Por meio
de avanços da agricultura e da tecnologia, as civilizações são sociedades que
atingiram um excedente de recursos capaz de liberar uma proporção significativa
da população para interagir de maneira complexa, organizada e criativa. Elas são
capazes, por exemplo, de criar cidades, hierarquia social, classe governante,
leis, burocracia, indústria, dinheiro, mercados, religião organizada e educação”
(WOOLF, 2014, p. 18).
Com base no trecho acima e nos seus conhecimentos
adquiridos, qual o seu conceito de civilização?
Quais características deve ter um grupo social para ser
chamado de grupo civilizado? Contextualizando com a sociedade atual e com os
últimos acontecimentos, diferencie o conceito do senso comum de civilização do
conceito científico.
2.
“A
internet tornou-se uma poderosa ferramenta de integração cultural. As pessoas
comem e se vestem de maneira mais parecida do que nunca; assistem aos mesmos
filmes, se divertem com os mesmos jogos de computador e escutam as mesmas
músicas. Isso pode ser considerado um triunfo da publicidade manipuladora das
grandes empresas globais...” (WOOLF, 2014, p. 299)
O texto acima se refere à globalização da década de 90.
Compare com o momento atual e discuta sobre os efeitos das novas tecnologias
para a publicidade e as mudanças ocorridas na sociedade de consumo.
3.
“ Os pensadores do Iluminismo, como Voltaire e Montesquieu,
desejavam aplicar os princípios da razão à sociedade e à política. Voltaire
defendeu causas que hoje parecem corriqueiras mas que na época eram radicais,
como liberdade de culto, liberdades civis, direito a julgamento justo, abolição
da tortura jurídica, da censura e da servidão” (WOOLF, 2014, p. 171).
Compare os ideais iluministas de democracia, justiça e
liberdade com a democracia existente no Brasil hoje. Pense nas relações políticas,
nas possibilidades de conscientização e nas ações populares, na burocracia e
nas instituições, como educação, religião e família. As relações sociais hoje
reafirmam ou negam os ideais iluministas?
Lendo esta obra, uma frase veio à minha mente e fiou
reverberando até o presente momento em que pude externá-la: “somos escravos do
ontem, mas somos donos do amanhã”! É uma ótima frase para provocar novas
análises da história do mundo, neste livro maravilhoso!
Para aqueles que desejam adquirir esta obra, participem do
sorteio deste livro, tornando-se seguidor do nosso blog e deixando um
comentário no final desta postagem. A M.Books enviará para o endereço do
ganhador, sem custo algum, um exemplar desta obra.
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FICHA TÉCNICA
| |
TÍTULO: | Uma Nova História do Mundo |
AUTOR: | Alex Woolf |
PÁGINAS: | 320 |
FORMATO: | 17x24 cm |
ISBN: | 978-85-7680-235-8 |
EAN: | 978-85-7680-235-8 |
ORIGEM: | Nacional |
CATÁLOGO: | História_Guerras e Batalhas_Interesse Geral |
Ótima Leitura!
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