Caros amigos
Dessa vez, a M. Books nos presenteou com o livro Inteligência Emocional: Sucesso nas Vendas,
de Colleen Stanley e traduzido por Mônica Rosemberg. Trata-se de uma obra
imperdível.
A Inteligência Emocional é
essencial para o sucesso das nossas escolhas, sejam elas no campo profissional,
espiritual ou socioafetivo. Implica, grosso modo, em ter sabedoria para lidar
com os conflitos internos e externos, percebendo as nuances que conduzem cada
sujeito às suas decisões. A pessoa que desenvolve a inteligência emocional tem
uma percepção mais ampla da realidade, pois tem aguçada a sua capacidade de
ouvir e compreender o que ouve; de identificar os sinais no outro e nos
objetos; em conhecer a si mesmo e potencializar as suas habilidades relacionais.
Sabemos o quão difícil é lidar
com as diferenças de opinião e comportamento no nosso círculo de amigos,
familiares e colegas. Imagina lidar com aquelas pessoas que não conhecemos. Em
ambiente de vendas, somos impelidos a conhecer cada grupo e cada cliente em
potencial ou fidelizado, a fim de oferecer-lhe o melhor serviço ou produto, nas
melhores condições para ambos os lados.
Nesse livro, Stanley nos conduz
por um caminho fascinante do relacionamento humano, em meio à sociedade
capitalista e de consumo, que nos exige cada vez mais. Nesse novo cenário, a
competição abre espaço para as relações de parceria; as falácias vêm sendo
substituídas pela honestidade; e a emoção passa a ser vista como uma ferramenta
para a conquista do mercado, substituindo o distanciamento cartesiano.
De maneira bastante pedagógica,
os capítulos do livro se desenrolam, curiosamente trazendo para o ambiente que
até algum tempo atrás era pragmático, alguns ensinamentos que lembram os
pilares da educação defendidos pela UNESCO, como o saber fazer.
Na primeira parte Inteligência
Emocional e Resultado de Vendas, a autora define Inteligência
Emocional, faz um diagnóstico das deficiências no desempenho das vendas, faz
uma relação entre as competências técnicas e as humanas e propõe exercícios de
potencialização das emoções para a obtenção de bons resultados nas vendas. Em
seguida aborda os conhecimentos da neurociência e propõe alguns passos para
melhorar a habilidade de influenciar as pessoas.
Na segunda parte, Inteligência
Emocional e o Processo de Vendas, é feita inicialmente uma análise
prospectiva auxiliando o leitor a identificar os diversos perfis de vendedor; a
fazer um bom planejamento técnico e emocional e a lidar com as situações de estresse.
Em seguida, no capítulo Simpatia – Aquilo
que o torna adorável, a autora continua nessa ceara do conhece-te a ti
mesmo. É feita uma análise de como eu me veria se eu fosse comprar a minha
imagem ou o meu produto, por exemplo. Em seguida nos auxilia a desenvolver um
processo autônomo de autoconhecimento e autoavaliação. No capítulo seguinte,
são contabilizadas as expectativas tanto do vendedor quanto do cliente. É feita
uma análise do comportamento relacional e seus resultados e são propostos
exercícios de gerenciamento das expectativas.
Na segunda parte é feita uma
releitura dos dois “Qs”, para o desenvolvimento das competências de
questionamento. Para tanto, a autora chama atenção para a honestidade consigo
mesmo, ao buscar respostas verdadeiras e o comprometimento com a mudança
necessária. Nesse ponto da leitura, já se distingue alguns perfis, como o
direcionador, o influenciador, o relacionador estável e o pensador cauteloso.
São propostas estratégias para lidar com os problemas potenciais de forma
antecipada e para lidar com o desconhecido, de maneira equilibrada.
Há lições imprescindíveis sobre a
relação com o dinheiro. O leitor é convidado a compreender como as emoções
estão atreladas ao dinheiro e como potencializar as qualidades e a capacidade
de negociação para que se receba em dinheiro o que realmente vale. Chama-se a
atenção para a necessidade de aperfeiçoamento e atualização constantes, de
maneira que o vendedor esteja no seu tempo ou a frente dele, mas nunca atrás.
Dessa maneira, seguindo as
orientações presentes nesse livro, o vendedor estará apto para tornar-se uma
liderança no seu ambiente profissional. Refletindo sobre comportamento, a
relação entre palavra e ação, entre ensinamento e crítica, verdade, inspiração
e reconhecimento, desenvolvendo as habilidades da empatia, cortesia, honestidade,
e autoconscientização, se constrói a inteligência emocional necessária para o
sucesso das vendas, de um produto ou serviço, para o sucesso da própria vida.
A seguir, algumas reflexões
propostas pela autora:
Como quero me comportar hoje com chefe, colegas, e clientes?
Quero ser a pessoa de quem as outras se aproximam ou fogem?
Por que reagi mal ontem?
Em que situação me sentirei tentado a não controlar minhas emoções?
Com quem devo me conectar hoje para ajudar meu negócio a crescer?
O que posso fazer hoje para ajudar um colega ou um cliente a fazer seu negócio crescer?
Sua vida trouxe felicidade para os outros?
Sou eu quem está indo para a reunião ou meu alter ego?
Quão comprometido você está com seu sucesso?
Queridos, se identificaram com
algumas dessas questões? Querem ajuda para responder estas e outras questões?
Então leiam o livro e compartilhem os ensinamentos.
Para todos, sucesso, luz e paz,
sempre!
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